Que a gente precisa deixar as leguminosas (feijões, grão-de-bico, lentilhas, ervilhas…) de molho antes de cozinhar você já sabe, né? Agora sabia que é possível congelá-las após o demolho para quando você quiser ter um grão pronto para usar em alguma receita? Maravilhoso, né? Então se liga só!

Escolha o grão que vai utilizar durante a semana. Uma dica maravilhosa é variar o consumo a cada semana! Por exemplo, você pode fazer diversos preparos com o grão-de-bico na primeira semana do mês, outros preparos com lentilha na segunda semana, outros com tipos de feijões diferentes na semana seguinte e assim por diante.

Deixe uma boa quantidade de molho. Para os feijões e o grão-de-bico, o ideal é que fiquem de molho por pelo menos 24 horas trocando a água a cada 6 horas. Já os grãos menores, como as lentilhas, ervilhas, feijão azuke e moyashi, o tempo de demolho cai pela metade, ou seja, pelo menos 12 horas trocando a água na metade do tempo.

Após o demolho, escorra essa água (você pode utilizá-la para regar suas plantinhas) e armazene em potinhos próprios para o congelador em porções menores. Congele os grãos e vá utilizando ao longo da semana sem precisar deixar de molho novamente. Só levá-los direto para o cozimento habitual e fazer o preparo que desejar! Demais, né?!

Então agora você já não tem mais desculpas para não consumir mais leguminosas! E lembre-se de variar os preparos, elas rendem saladas, caldos, bolinhos com outros vegetais, hambúrgueres, cremes, molhos e pastinhas para comer com um belo pãozinho! Sensacional!!!

Espero ter ajudado, beijos e saúde a todos!